História

Trial em inglês significa “desafio, provação, tentativa”.

Este esporte teve início na Inglaterra, no começo do século 20. Os motociclistas da época, ao sair para passear, trilhavam por caminhos cada vez mais difíceis. Por brincadeira e por desafio, os mais hábeis se destacavam, levando suas motos por lugares incríveis. A partir de 1925 as motos já eram fabricadas com modificações especiais que a modalidade exigia, como baixo peso, torque enorme e relação curta.

Os campeonatos mais importantes e mais bem organizados só surgiram em 1968, quando foi disputado o 1º Campeonato Europeu válido. No trial o piloto deve controlar sua moto de maneira a transpor os obstáculos mais diversos, em terrenos muito acidentados, sem cair ou apoiar o pé no chão.

O local das provas é um percurso pré-determinado, com zonas de pontuação e de deslocamento. Nas zonas de pontuação perde pontos o piloto que cometer faltas, como deixar a moto morrer, cair, e apoiar o(s) pé(s) no chão. Ao final da prova, vence o piloto que tiver perdido o menor número de pontos.

Por ser disputada em baixas velocidades, a presença do público é sempre muito próxima dos pilotos. A maior virtude de um piloto de Trial é o controle absoluto da moto e um equilíbrio fantástico, aliados a uma extrema coragem.

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O esporte no Brasil chegou oficialmente em 1983, e os campeonatos eram disputados com obstáculos “criados” como manilhas, carros e outros. Eram praticados com motos de Trail, como a Honda XL 250 e a Yamaha DT 180.

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Hoje em dia o Trial é disputado em provas “outdoor”, ao ar livre, com obstáculos naturais, e em provas “indoor”, em estádios e ginásios, com pista de obstáculos especialmente preparados. São verdadeiros espetáculos!

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Esse magnífico e ecológico esporte leva o homem e suas motos ao contato com a natureza em belas paisagens, mostra o piloto que tem “nervos de aço” e controla melhor a sua máquina.

Minas Gerais é a referência no esporte no Brasil, pois a maioria dos pilotos, incluindo os melhores do país, são residentes em nossa capital.